O que fazer em Milão

Villa Panza

Você, que vem pra Milão e ama arte americana, não pode deixar de conhecer uma das melhores coleções de arte contemporânea existente na Europa. A cerca 1 hora de carro de Milão, na cidade de Varese, uma villa do século XVIII – Villa Menafoglio Litta Panza di Biumo ou, simplesmente, Villa Panza – hospeda esse tesouro artístico, inserida em um parque imenso de 33.000 metros com um jardim à italiana de tirar o fôlego.

Giuseppe Panza, último proprietário da Villa, foi um dos grandes colecionadores de arte no mundo, propondo um inovativo critério de exposição de arte contemporânea. Expostas em várias salas da casa, na escuderia transformada em salão de exposição e até mesmo no imenso jardim, algumas obras e instalações foram projetadas especialmente para a Villa.

Atualmente a Villa hospeda uma exposição que vai até 15/10/2017 de Robert Wilson, um artista dos mais famosos das artes visiva e teatral do mundo, muito anti convencional, e através de suas obras funde várias linguagens como a dança, a luz, movimento, escultura, música e texto. A mostra conta ainda com instalações criadas especialmente para a Villa, envolvendo vídeos “porta retratos”, em um trabalho que une corpo e psique com uma estética super refinada. Lady Gaga, Isabella Rossellini, Robert Downey são alguns dos personagens dos seus “Portraits”.

Robert Wilson for Villa Panza. Tales

O contraste entre arte contemporânea americana com uma construção de época barroca reformada no início do século XX já vale a visita. O ambiente é fantástico para quem ama arquitetura e arte, criando uma atmosfera de contraposição de antigo e moderno, e é uma das joias mantidas pelo FAI – Fondo Ambiente Italiano, uma fundação muito importante por aqui que preserva, restaura e desenvolve um trabalho de valorização da cultura italiana. E o local é também recomendado para crianças, pois além do jardim e das instalações, muitas atividades são propostas durante o ano justamente para elas.

IMPERDÍVEL pra quem ama arte, arquitetura e um jardim italiano encantador... e você pode, ainda, almoçar no restaurante Luce, com vista jardim, ou no próprio jardim, se vier durante a primavera e o verão.

VILLA PANZA

Passear no parque

A villa  fica no meio de um vasto parque com mais de 33 mil metros quadrados de jardins, com um belo panorama sobre a cidade e as colinas em volta, cujo projeto do séc. XVIII seguiu os cânones do paisagismo inglês. Vale a pena fazer uma caminhada pelo parque para admirar a paisagem, com amplas zonas verdes e recantos românticos como um pequeno lago, uma gruta e a colina com um templo.

O parque, além de suas belezas naturais, é também um museu a céu aberto: em sintonia com a natureza, você encontra obras que fazem parte do projeto “Art in Nature” de Stuart Ian Frost, Bob Verschueren e Peter Randall-Page. Elementos naturais como ramos e folhas são a perfeita matéria-prima para essas grandiosas instalações que dialogam com a paisagem, um verdadeiro hino à beleza da natureza.

Um domingo em familia

A Villa Panza organiza durante o ano, aos domingos, um calendário de atividades voltadas ao relax para toda a família, com eventos para jovens e adultos:

>> Confira o calendário de eventos

Nos finais de semana, quando o clima é favorável, é possível reservar, no restaurante Luce, ótimos cestos de piquenique, que os clientes podem degustar nos jardins da Villa.

Para informações e reservas: tel. 0332/242199

Saborear pratos típicos da tradição Varesina

A Villa Panza hospeda o restaurante Luce, famoso pelo menu à base de hortaliças, frutas e verduras cultivadas no horto da própria Villa, seguindo a tradicional cozinha italiana e, em especial, os pratos típicos do território de Varese. De abril a setembro o restaurante abre a sua área esterna, oferecendo ao cliente um ambiente com mesas em meio às flores e jardins do parque.

Faça suas compras

Na lojinha da Villa você pode encontrar desde objetos de design elegantes e esclusivos até publicações de níquia sobre a arte contemporânea italiana e estrangeira. Destaque para a seleção voltada ao público infantil: jogos coloridíssimos, material de papelaria divertido e livros para todas as faixas etárias. Comprando na lojinha você vai estar contribuindo com o FAI, um ente sem fins lucrativos que preserva muitos monumentos e casas museus italianos.

Varese é uma cidade rica de história, além de conhecer a Villa você pode fazer um passeio pela cidade e voltar no final da tarde.

Informações

Piazza Litta 1
Varese

Adulto: 13€
Criança: 6€

Auto Estrada A8 Milano Laghi, saída Varese, logo depois do aeroporto de Malpensa, aproximadamente 1 hora de Milão. (62km)

Milão/Varese saindo tanto da Estação Central como da Estação Cadorna - duração da viagem: 1.30h

Se gostou dessa dica, fale com um de nossos consultores para maiores informações.
Destino Milão
info@destinomilao.com
No Comments

Post A Comment