O que fazer em Milão

Grafite como design de interiores

Na contra-mão do que acontece em São Paulo, nasce em Milão o primeiro hotel-museu dedicado ao grafite e à street art: no coração da cidade e a poucos passos da Stazione Centrale, o novo hotel 4 estrelas se chamará Nyx Milan Hotels e vai abrigar, literalmente da cabeça aos pés, obras de 13 artistas de rua italianos de fama internacional, usando o grafite como design de interiores. Uma ótima dica de hospedagem para quem vem, de 04 a 09 de abril, ao Salão do Móvel em Milão.

A começar pelo hall de ingresso, que recebe o hóspede com esculturas dos Urbansolid e grafites 3D assinados por Yama11, Peeta e Joys della Ead Crew, passando pelos corredores de todos os 12 andares, cada um com um artista e tema diversos – Orion, Etnik, Skan, Andrea Casciu, Corn79, Moneyless, além de uma mega-composição que coordena, através de vários andares, um desenho de Seacreative. Portas, escadas, colunas e até o terraço levam a marca registrada do melhor em arte figurativa, abstrata, feita por ilustradores e escultores da arte de estrada.

A idéia nasceu de uma parceria entre Iris Barak, curadora de uma fundação artística israelense vinculada à cadeia hoteleira Leonardo Hotels, que administra o Nyx, e Daniele Decia, curador e fundador da Galleria Question Mark, de Milão. A Decia coube a escolha dos artistas, que tiveram carta branca para dar vazão à criatividade, sem censura ou recomendações: “Nada de guirlandas ou arranjos floreais que agradassem ao decorador, somente a livre interpretação do espaço por parte do artista”, garante Decia.

A idéia de combinar o hotel a um museu vai permitir no hall exposições de arte contemporânea abertas ao público. Além disso, seus organizadores pensam abrir à visitação pública os espaços privados destinados aos hóspedes, através de tours guiados. Confirma esta idéia a aposição, ao lado de cada mural, placa indicativa do artista, com uma pequena biografia e indicação de outras obras realizadas.

A previsão de abertura do hotel é para meados de fevereiro. Em meio aos retoques finais dos vários artistas envolvidos no projeto, cujos trabalhos iniciaram em dezembro, circulam frenéticos eletricistas, pedreiros e decoradores para dar conta do deadline. Todos apostando que a arte grafiteira possa contribuir, e muito, para a evolução artística de uma cidade. É Milão, mais uma vez, fazendo tendência.

Informações:

Nyx Milan Hotels

Piazza IV Novembre, 3 - Milão

+39 02 3181 7433

artigo de Claudia Zanella
jornal repubblica.it

© Marco Curatolo

Destino Milão
info@destinomilao.com
No Comments

Post A Comment